Social de Floreal realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Social de Floreal realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), juntamente com a equipe do CRAS local, realizou no último dia 17 de agosto, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social com a proposição de novas soluções e ideias, além de elencar as prioridades para os próximos dois anos.

Os convidados presentes puderam elucidar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre os eixos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), este refere-se ao modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social.

Os eixos discutidos foram:

Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.